quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Leituras nas Fontes da Matosa

No último domingo realizou-se mais uma sessão de leitura informal, desta vez na antiga escola primária das Fontes da Matosa, na freguesia de Alcantarilha. A ação foi planeada em concertação com a Associação da Nossa Senhora das Fontes da Matosa e levou os livros à comunidade local, sensibilizando-a para a importância da leitura e da sua partilha em voz alta, nomeadamente em contextos mais rurais, isolados e carenciados como aquele.

Esta sessão constituiu ainda o pretexto para, pela primeira vez, juntar elementos dos dois núcleos de Voluntários de Leitura já criados no concelho de Silves (respetivamente das freguesias de Silves e de Alcantarilha), estimulando-se assim o salutar convívio e a troca de experiências e de gostos entre ambos.

Participaram nesta ação os voluntários: Afonso Fernandes, Maria Luísa Cabrita, Manuel Caetano (o nosso "Manel das bicicletes", como ele gosta de ser chamado) e sua esposa Piedade, Ana Santório, Merícia Estêvão, Isabel Costa, Ana Paula Baptista, Luísa Duarte, Paula Torres, Ana Rosendo, José Vieira, Vilma Ferian e Paulo Pires.

Contámos ainda com a agradável surpresa da participação do escritor António Vieira Nunes (autor da obra Algarviada, já editada em dois volumes), que, apesar de residente em Loulé (mas natural de Algoz), faz agora também parte dos Voluntários de Leitura de Silves. O entusiasta e contagiante amante do Algarve e das suas singularidades culturais partilhou com o público vários poemas e histórias escritos no dialeto da região, no seu tom habitualmente humorístico e satírico, o que foi uma agradável novidade para muitos presentes que não se conheciam ainda a sua obra.

Houve ainda tempo para algumas intervenções do público, nomeadamente depoimentos sobre António Aleixo e o seu legado, e alguns instantes cómicos. No final houve vinho do Porto e umas filhozes imperdíveis, que não esqueceremos tão cedo...

O nosso muito obrigado à Maria Rita (Nelinha), João Fortuna, Maria Helena e Carla Narciso (e restantes membros da associação), pela simpatia e hospitalidade com que nos receberam (e mimaram).























Sem comentários:

Enviar um comentário