quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ação em Alcantarilha Gare

Como noticiámos aqui, estivemos no passado dia 2 de fevereiro na sede do Grupo Aventura e Desporto de Alcantarilha Gare a dinamizar mais uma ação de Voluntariado de Leitura, de modo a chegar assim, gradualmente, a mais lugares e públicos daquela freguesia. Foi uma boa oportunidade para conhecer melhor a referida associação e a sua sede e dinâmica, e para contactar com várias pessoas, de idades e perfis diversos, ali residentes, que ainda não conheciam o projeto "A minha Freguesia a Ler+" e que puderam assim ficar mais elucidados e sensibilizados sobre os objetivos e práticas do mesmo.

Contámos ainda com a entusiática participação do poeta Joaquim Sustelo (natural de Alcantarilha Gare), que confessou publicamente ser aquela a primeira vez que lia poesia na sua terra, bem como da poetisa Helena Bárbara Rodrigues (natural de Alcantarilha e benemérita da biblioteca da Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra), que revisitou alguns poemas seus ligados à natureza e aos seus elementos. Ambos os poetas residem atualmente em Lisboa mas mantêm ligações familiares e afetivas ao concelho de Silves.

O Sr. Jorge Silva, vice-presidente do Município de Silves (responsável também pelo Pelouro da Cultura) e também presidente da Direção daquela coletividade, rematou o evento e deu o seu exemplo ao ler um poema de Manuel Neto dos Santos, retirado do seu último livro, Sulino.

Participaram os voluntários de leitura Rosa Santos, José Paulo Vieira, António Vieira Nunes, José Negrão, Isabel Costa, Merícia Estêvão, Ana Maia, Ana Santório, Manuel Caetano e Paulo Pires.

Obrigado à Direção do GADAG pelo acolhimento, simpatia e sensibilidade relativamente à vertente cultural. e, neste caso concreto, no que concerne à difusão da literacia e da leitura junto dos seus associados (amigos e familiares) e restante população de Alcantarilha Gare. 






















Sem comentários:

Enviar um comentário