Encetámos assim uma colaboração com este novo parceiro institucional da cidade de Silves, a qual vai ter, nesta primeira fase, uma periodicidade mensal através da realização de uma ação dirigida aos utentes e funcionários daquela instituição.
Nesta primeira apresentação os voluntários participantes foram Alda Martins, José Vieira e Paulo Pires, os quais partilharam várias histórias, poemas e letras de canções com o numeroso público presente, procurando interagir com o mesmo e estimulá-lo ludicamente.
Destacamos aqui a senhora Bárbara Águas, de 84 anos, natural de Mértola, que nos surpreendeu com a sua prodigiosa memória e curiosidade (de menina já crescida), recordando quer as leituras que fazia nos seus tempos de infância às colegas de escola e mais tarde aos seus filhos e netos, quer as cartas de amor que escrevia para o Ultramar para os namorados das suas amigas (por estas não saberem escrever), quer ainda revisitando pregões e inúmeras quadras tradicionais que foi guardando dentro de si. Lembramos também o animado senhor Manuel Inácio da Silva, de 87 anos, natural de Odemira, que nos contou algumas caricatas histórias verídicas de outros tempos, sem esquecer umas passagens cómicas pelo meio.
Uma palavra final para a Direção da Santa Casa e, em especial, para a Dr.ª Ana Arez (psicóloga) e para as animadoras daquela instituição, pela abertura e sensibilidade demonstradas relativamente a este projeto, e ainda pelo simpático acolhimento que nos proporcionaram.
A Santa Casa da Misericórdia de Silves agradece calorosamente a presença dos voluntários e as palavras, as muitas palavras, essas que nunca são demais e que nos deliciaram e embalaram numa tarde muito especial! Cá os esperamos novamente em Março! Até lá!
ResponderEliminar