terça-feira, 16 de julho de 2013

Era uma vez um areal literário...

No passado domingo (dia 14), de manhã, os Voluntários de Leitura pegaram nos seus livros mais portáteis e toalha, vestiram o fato de banho e foram espalhar palavras pelo areal de Armação de Pêra.

Descobrimos pescadores-poetas, surpreendemos turistas de longa data, sensibilizámos residentes locais, trocando impressões e opiniões acerca dos livros e da leitura, informando sobre as dinâmicas e objectivos do projecto "A minha Freguesia a Ler+" e o Voluntariado de Leitura, e distribuindo flyers e marcadores de livros sobre os mesmos. Também procedemos à recolha de emails dos nossos interlocutores para podermos inclui-los na nossa lista de difusão, de modo a que acompanhem tudo o que vamos fazendo.

Paralelamente, e porque esse também era um dos nossos objectivos principais, fizemos diversas leituras personalizadas a quem fomos encontrando, sugerindo-lhes diversas obras e autores, tais como:

Enciclopédia da Estória Universal (3 vols.), de Afonso Cruz
- O Livro do Ano, de Afonso Cruz
- A contradição humana, de Afonso Cruz
- Livro de reclamação das crianças, de Eduardo Sá
- Cartas de amor, de Fernando Pessoa
- Mar Novo, de Sophia de Mello Breyner Andresen
- Mar [antologia], de Sophia de Mello Breyner Andresen
- Alcunhas e apelidos, de Maria José Fraqueza
- Inéditos, de António Aleixo

Ainda houve tempo para uma reportagem para a revista Algarve Mais, graças à nossa amiga e fotógrafa Apoema de Calheiros e ao seu entusiasta esposo José Gama, que entrevistaram e fotografaram alguns dos veraneantes que fomos contactando ao longo da manhã. O artigo encontra-se disponível aqui













Sem comentários:

Enviar um comentário